No gráfico acima, você pode conferir o desempenho de cada console, com os principais títulos de plataforma.
A "briga" entre microsoft e sony, vem de longos anos, e não vai acabar tão cedo, pois são alimentadas por milhões de fãns pelo mundo todo, existindo uma discussão por qual console é melhor. E isso não é nenhuma novidade, depois que as duas fabricantes reoslveram revolucionar a jogatina com aparelhos capazes de rodar jogos com gráficos incríveis e resolução em full hd com uma taxa de frames elevada, os fãns acabacaram criando uma expectativa muito alta e a cada jogo e console lançados, ja é o suficiente para uma "discussão" dos fanboys.
Mais por fim, acabou que nenhum desenvolvedor são capaz de manter sempre o mais alto desempenho nos games mais recentes, sendo assim, há jogos em que um se sai melhor que o outro, como existe tambem jogos que rodam bem nas duas plataformas, alguns players culpam os desenvolvedores, porém, há quem diga que o problema está no hardware limitado dos aparelhos.
E com toda essa discussão, resolvemos colocar os dois aparelhos numa "disputa" para ver qual console se sai melhor.
Agora iremos falar sobre o Software, Hardware, e a execução de games exclusivos.
Play Station 4
Memória de vídeo: compartilhada com a memória principal
Memória RAM: 8 GB GDDR5
Chip gráfico: ADM RAEDON GCN 800 MHz COM 1.152 núcleos (1,84 TFLOPS)
Processador: ADM jaguar octa-core de 1,6 GHz
XBox One
Memória de vídeo: compartilhada com a memória principal
Memória RAM: 8 GB DDR3
Chip gráfico: ADM RAEDON GCN 800 MHz com 768 núcleos (1,23 TFLOPS)
Processador: ADM jaguar octa-core de 1,6 GHz
Como vocês viram acima, os dados dos dois consoles são bem parecidos, e isso nos leva a entender o porquê das limitações e semelhanças em questão de performances na maioria dos títulos.
Porém, mesmo esses consoles rodando com um processador quase idêntico, os dois produtos tem uma arquitetura muito diferente e com grandes mudanças tambem no chip gráfico. A técnologia é a mesma nos dois produtos, porém o xbox one tem mais limitações devido a redução de núcleos e ao tipo de memória ram utilizado.
Quais as diferenças em termos de Software ?
Quandos falamos em execução de jogos, o Hardware não é a a única variável que gera impacto direto no desempenho. O Software também é fundamental para a reprodução de um game, tendo em vista que o sistema operacional e seus respectivos recursos fazem a ponte entre os dados do jogo e o Hardware.
Resumindo, um programa pouco otimizado (seja o jogo com sua respectiva egine, a API do console ou o próprio sistema operacional) pode reduzir a qualidade de um jogo e interferir no resultado e no desempenho geral.
O PS4 trabalha com um sistema operacional próprio, o sistema dele é uma versão adaptada do FreeBSD 9 com diversas otimizações para o hardware. A plataforma gráfica (API) é a GNMX, que é baseada no openGL
Ja o xbox one, roda com o sistema x box OS, que é um software baseado no windows, e usa o directx para rodar os jogos.Atualmente os games são programados com directx 11, mais o console vai receber uma atualização para directx 12 , melhorando seu desempenho.